top of page
Search
chauprefworthfragi

Esp8266 firmware baixar ai-thinker - Como baixar e atualizar o firmware do esp8266 com o ai-thinker



Download do Firmware ESP8266 Ai-Thinker: Um Guia Completo




Se você está procurando uma maneira de baixar o firmware ESP8266 do Ai-Thinker, você veio ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos como escolher, baixar e atualizar o firmware do seu módulo ESP8266 em algumas etapas fáceis. Mas primeiro, vamos entender o que é o ESP8266 e porque você precisa baixar o firmware para ele.


O que é ESP8266 e por que você precisa baixar o firmware?




O ESP8266 é um microchip Wi-Fi de baixo custo que pode ser usado para adicionar conectividade sem fio a qualquer dispositivo. É amplamente utilizado em projetos de IoT (Internet of Things), como dispositivos domésticos inteligentes, sensores, controladores, etc. O ESP8266 pode ser programado usando várias linguagens, como Arduino, Lua, Python, etc.




esp8266 firmware download ai-thinker



Recursos e aplicações do ESP8266




Algumas das principais características do ESP8266 são:


  • Ele suporta os padrões Wi-Fi IEEE 802.11 b/g/n.



  • Ele possui uma pilha TCP/IP integrada e suporta vários protocolos, como HTTP, MQTT, WebSockets, etc.



  • Possui uma CPU RISC de 32 bits com velocidade de clock de até 160 MHz.



  • Tem até 4 MB de memória flash e até 160 KB de RAM.



  • Possui vários pinos GPIO que podem ser usados para entrada/saída digital, entrada analógica, PWM, I2C, SPI, UART, etc.



  • Possui um modo de baixo consumo de energia que pode prolongar a vida útil da bateria do dispositivo.



Algumas das aplicações comuns do ESP8266 são:


  • Dispositivos domésticos inteligentes, como luzes, interruptores, câmeras, termostatos, etc.



  • Sensores e atuadores, como temperatura, umidade, movimento, som, etc.



  • Controladores remotos e monitores, como abridores de portas de garagem, sistemas de segurança, etc.



  • Redes sem fio e roteadores, como redes mesh, repetidores, pontos de acesso, etc.



  • Projetos e experimentos de hobby, como robôs, drones, jogos, etc.



Tipos e funções de firmware




Firmware é o software que roda no chip ESP8266 e controla suas funções. O firmware pode ser dividido em dois tipos: bootloader e firmware do usuário.O bootloader é o primeiro programa executado quando o ESP8266 é ligado. É responsável por inicializar o hardware e carregar o firmware do usuário da memória flash. O firmware do usuário é o programa que implementa a lógica e a funcionalidade do dispositivo. Pode ser escrito em várias linguagens e frameworks.


O firmware do usuário pode ser dividido em dois tipos: firmware oficial e firmware de terceiros. O firmware oficial é fornecido pela Espressif Systems, fabricante do ESP8266. Inclui duas versões: NONOS SDK e RTOS SDK. O NONOS SDK é baseado em um ambiente de sistema não operacional e oferece suporte a aplicativos de tarefa única. O RTOS SDK é baseado em um ambiente de sistema operacional em tempo real e oferece suporte a aplicativos multitarefa. Ambas as versões suportam comandos AT, que são um conjunto de instruções que podem ser usadas para controlar o módulo ESP8266 via comunicação serial.


O firmware de terceiros é fornecido por outros desenvolvedores e comunidades. Inclui várias versões, como Arduino, NodeMCU, MicroPython, etc. Essas versões permitem programar o módulo ESP8266 usando diferentes linguagens e frameworks, como C/C++, Lua, Python, etc.


Dependendo dos requisitos e preferências do seu projeto, você pode escolher o firmware que atenda às suas necessidades. No entanto, às vezes pode ser necessário alterar o firmware ou atualizá-lo para uma versão mais recente. Por exemplo, você pode querer mudar do firmware oficial para um firmware de terceiros ou vice-versa. Ou você pode querer corrigir alguns bugs ou adicionar alguns recursos que estão disponíveis no firmware mais recente. Nesses casos, você precisa baixar o firmware de uma fonte confiável e atualizá-lo no seu módulo ESP8266.


Como baixar o firmware ESP8266 do Ai-Thinker?




Ai-Thinker é um dos fabricantes mais populares de módulos ESP8266.Eles fornecem vários modelos de módulos ESP8266, como ESP-01, ESP-07, ESP-12, etc. Eles também fornecem vários firmware para seus módulos, como firmware AT, firmware de transmissão transparente MQTT, firmware AT padrão de fábrica, etc.


Neste guia, mostraremos como baixar o firmware ESP8266 do Ai-Thinker e atualizá-lo em seu módulo. As etapas são as seguintes:


Passo 1: Escolha o firmware certo para o seu módulo




Antes de baixar o firmware, você precisa saber qual firmware é compatível com o seu módulo e atende às necessidades do seu projeto. O Ai-Thinker fornece três tipos principais de firmware para seus módulos ESP8266: vários firmware AT, firmware de transmissão transparente MQTT e firmware AT padrão de fábrica. Aqui está um breve resumo de cada tipo:


Vários firmware AT




Este tipo de firmware é baseado no Espressif NONOS SDK oficial e suporta comandos AT. Ele permite controlar o módulo ESP8266 via comunicação serial a partir de outro dispositivo, como um computador ou um microcontrolador. Você pode usar comandos AT para definir as configurações de Wi-Fi, estabelecer conexões TCP/UDP, enviar e receber dados, etc. O Ai-Thinker fornece diferentes versões de firmware AT para diferentes modelos de módulos ESP8266. Por exemplo, existem firmware AT para ESP-01S (1M), ESP-07S (1M), ESP-12S (4M), etc.


Firmware de transmissão transparente MQTT




Este tipo de firmware é baseado no Espressif NONOS SDK oficial e suporta o protocolo MQTT. Ele permite conectar o módulo ESP8266 a um broker MQTT e enviar e receber dados de maneira de publicação/assinatura. Você pode usar comandos AT para definir as configurações do MQTT, como endereço do agente, número da porta, nome de usuário, senha, nome do tópico, etc. Você também pode usar comandos AT para publicar ou assinar mensagens em um tópico específico. O Ai-Thinker fornece firmware de transmissão MQTT transparente para todos os modelos de módulos ESP8266.


Firmware AT padrão de fábrica




Este tipo de firmware é baseado no Espressif NONOS SDK oficial e suporta comandos AT. É semelhante aos vários firmware AT, mas possui algumas configurações padrão que são adequadas para a maioria dos aplicativos. Por exemplo, ele tem uma taxa de transmissão padrão de 115200 bps, um modo Wi-Fi padrão de modo de estação, um modo TCP/UDP padrão de modo de conexão única, etc. Você pode usar comandos AT para alterar essas configurações, se necessário. O Ai-Thinker fornece firmware AT padrão de fábrica para todos os modelos de módulos ESP8266. Etapa 2: Baixe o arquivo de firmware e a ferramenta flash




Depois de decidir qual firmware você deseja usar, você precisa baixar o arquivo de firmware e a ferramenta flash que o ajudará a carregar o firmware para o seu módulo ESP8266. Aqui estão os links de download e instruções para cada tipo de firmware:


Links para download de firmware




Você pode baixar os arquivos de firmware das seguintes fontes:


  • Para vários firmware AT, você pode baixá-los no site oficial do Ai-Thinker ou no repositório GitHub. Você precisa selecionar o arquivo de firmware que corresponda ao seu modelo de módulo e tamanho do flash. Por exemplo, se você possui um módulo ESP-12S com 4 MB de memória flash, você precisa baixar o arquivo "ESP8266_AT_V1.7.4_2020-11-13_12.51.01_4M.bin".



  • Para o firmware de transmissão transparente MQTT, você pode baixá-lo no site oficial do Ai-Thinker ou no repositório GitHub. Você precisa selecionar o arquivo de firmware que corresponda ao seu modelo de módulo e tamanho do flash. Por exemplo, se você possui um módulo ESP-07S com 1 MB de memória flash, você precisa baixar o arquivo "ESP8266_MQTT_V1.0.0_2019-11-26_16.00.00_1M.bin".



  • Para o firmware AT padrão de fábrica, você pode baixá-lo no site oficial do Ai-Thinker ou no repositório GitHub. Você precisa selecionar o arquivo de firmware que corresponda ao seu modelo de módulo e tamanho do flash. Por exemplo, se você possui um módulo ESP-01S com 1 MB de memória flash, você precisa baixar o arquivo "ESP8266_AT_V1.7.4_2020-11-13_12.51.01_1M_default.bin".



Link e instruções para download da ferramenta Flash




Você pode baixar a ferramenta flash no site oficial da Espressif Systems ou no repositório GitHub. Você precisa selecionar a ferramenta flash que corresponde ao seu sistema operacional. Por exemplo, se você estiver usando um PC com Windows, precisará baixar o arquivo chamado "Flash_download_tools_v3.9.5.zip".


Depois de baixar a ferramenta flash, você precisa descompactá-la e executar o arquivo executável dentro dela. Você verá uma janela como esta:


Você precisa selecionar a opção "ESP8266 DownloadTool" no menu suspenso no canto superior esquerdo. Passo 3: Conecte seu módulo ESP8266 ao seu computador




Antes de poder atualizar o firmware para o seu módulo ESP8266, você precisa conectá-lo ao seu computador através de uma porta serial. Você precisará de alguns componentes de hardware e software para fazer isso. Aqui estão os requisitos e instruções para cada componente:


Requisitos de hardware e diagrama de fiação




Você precisará dos seguintes componentes de hardware para conectar seu módulo ESP8266 ao seu computador:


  • Um módulo ESP8266 de sua preferência, como ESP-01, ESP-07, ESP-12, etc.



  • Um conversor USB para serial, como CP2102, CH340, FT232, etc.



  • Uma placa de ensaio e alguns fios de jumper.



  • Uma fonte de alimentação de 3,3 V ou um regulador de tensão.



  • Um botão de pressão e um resistor de 10k ohm (opcional, para entrar no modo de flash manualmente).



Você precisará conectar os componentes de acordo com o seguinte diagrama:


O esquema elétrico mostra um exemplo de conexão de um módulo ESP-01 a um conversor CP2102. Pode ser necessário ajustar a fiação de acordo com seus modelos de módulo e conversor. Os principais pontos são:


  • Conecte os pinos VCC e CH_PD do módulo ESP8266 na fonte de alimentação 3,3V. Não use fonte de alimentação de 5V, pois pode danificar o módulo.



  • Conecte o pino GND do módulo ESP8266 ao terra da fonte de alimentação e do conversor.



  • Conecte o pino TX do módulo ESP8266 ao pino RX do conversor e vice-versa.



  • Conecte o pino GPIO0 do módulo ESP8266 ao terra da fonte de alimentação através de um botão de pressão.Isto é para entrar no modo de flash manualmente. Você também pode usar um fio jumper em vez de um botão de pressão, mas precisará conectá-lo e desconectá-lo toda vez que quiser entrar ou sair do modo flash.



  • Conecte um resistor de 10k ohm entre o pino GPIO0 e a fonte de alimentação de 3,3V. Isso é para puxar o pino GPIO0 quando não estiver no modo flash.



Configurações da porta serial e instalação do driver




Você precisará definir as configurações da porta serial e instalar o driver do seu conversor USB para serial. Aqui estão as etapas para fazer isso:


  • Conecte seu conversor USB para serial na porta USB do seu computador.



  • Abra o gerenciador de dispositivos no seu computador e verifique se o seu conversor é reconhecido pelo seu computador. Caso contrário, pode ser necessário instalar o driver do conversor no site do fabricante.



  • Anote o nome da porta serial atribuída ao seu conversor. Por exemplo, COM3, COM4, etc.



  • Abra a ferramenta flash que você baixou na etapa 2 e selecione o nome da porta serial no menu suspenso no canto inferior direito.



  • Defina a taxa de transmissão para 115200 bps e deixe as outras configurações como padrão.



Etapa 4: atualize o firmware para o seu módulo ESP8266




Depois de conectar seu módulo ESP8266 ao seu computador e definir as configurações da porta serial, você está pronto para atualizar o firmware para o seu módulo. Aqui estão as etapas para fazer isso:


Configuração e operação da ferramenta Flash




Você precisará configurar a ferramenta flash de acordo com o arquivo de firmware baixado na etapa 2. Aqui estão as etapas para fazer isso:


Clique no botão "Bin" no canto superior esquerdo da janela da ferramenta flash. Você verá uma janela como esta:


  • Selecione o arquivo de firmware que você baixou na etapa 2 e clique no botão "Abrir". O nome e o tamanho do arquivo aparecerão na janela.



  • Digite o endereço da memória flash onde você deseja gravar o arquivo de firmware. O endereço depende do tamanho do flash e do tipo de firmware.Por exemplo, se você tiver um flash de 4 MB e estiver usando vários firmware AT, precisará inserir 0x00000 como endereço. Se você tiver um flash de 1 MB e estiver usando o firmware de transmissão transparente MQTT, precisará inserir 0x01000 como o endereço. Você pode encontrar o endereço de cada tipo de firmware no site oficial do Ai-Thinker ou em seu repositório GitHub.



  • Clique no botão "OK" para confirmar sua seleção. O nome, tamanho e endereço do arquivo aparecerão na janela da ferramenta flash.



  • Pressione e segure o botão que está conectado ao pino GPIO0 do seu módulo ESP8266. Isso colocará seu módulo no modo flash.



  • Clique no botão "INICIAR" no canto inferior direito da janela da ferramenta flash. O processo de piscar começará e você verá uma barra de progresso e uma mensagem de status na janela.



  • Aguarde até que o processo de flash esteja concluído e você veja a mensagem "FINISH" na janela.



  • Solte o botão que está conectado ao pino GPIO0 do seu módulo ESP8266. Isso fará com que seu módulo saia do modo flash.



Verificação e solução de problemas




Você pode verificar se o seu módulo ESP8266 foi atualizado com sucesso usando uma ferramenta de monitor serial, como PuTTY, Arduino IDE, etc. Aqui estão as etapas para fazer isso:


  • Abra sua ferramenta de monitoramento serial e selecione a mesma porta serial e taxa de transmissão que você usou na etapa 3.



  • Pressione e solte o botão reset no seu módulo ESP8266. Você deve ver algumas mensagens de inicialização de seu módulo em seu monitor serial.



  • Digite "AT" (sem aspas) no seu monitor serial e pressione enter. Você deve ver uma resposta "OK" de seu módulo em seu monitor serial.



  • Digite alguns outros comandos AT que são suportados pelo seu firmware e verifique se eles funcionam conforme o esperado. Por exemplo, se você estiver usando vários firmware AT, poderá digitar "AT+GMR" para verificar a versão do firmware ou "AT+CWLAP" para procurar redes Wi-Fi próximas.



Se tudo funcionar bem, parabéns! Você atualizou com sucesso seu módulo ESP8266 com o firmware Ai-Thinker.Se não, não se preocupe. Aqui estão alguns problemas comuns e soluções que podem ajudá-lo:


  • Se você não vir nenhuma resposta de seu módulo em seu monitor serial, verifique se sua fiação está correta, sua fonte de alimentação está estável, suas configurações de porta serial estão corretas e seu driver está instalado corretamente.



  • Se você vir alguns caracteres de lixo ou erros de seu módulo em seu monitor serial, verifique se sua taxa de transmissão está correta, seu arquivo de firmware é compatível com seu modelo de módulo e tamanho de flash e seu endereço de flash está correto.



  • Se você vir algum outro comportamento inesperado do seu módulo no monitor serial, verifique se o tipo de firmware atende às necessidades do projeto, se os comandos AT são válidos e suportados pelo firmware e se as configurações de Wi-Fi estão corretas.



Conclusão e perguntas frequentes




Neste artigo, mostramos como baixar o firmware ESP8266 do Ai-Thinker e atualizá-lo em seu módulo em quatro etapas fáceis. Esperamos que este guia tenha sido útil para você e tenha permitido que você use o firmware Ai-Thinker para seus projetos ESP8266. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco ou deixar um comentário abaixo.


Aqui estão algumas perguntas frequentes (FAQs) sobre o download do firmware ESP8266 Ai-Thinker:


P: Posso usar outras ferramentas flash além da ferramenta flash do Espressif?




R: Sim R: Sim, você pode usar outras ferramentas flash além da ferramenta flash do Espressif, desde que suportem chips ESP8266 e arquivos de firmware. Alguns exemplos de outras ferramentas flash são NodeMCU Flasher, ESP Flash Download Tool, ESP8266Flasher, etc. No entanto, pode ser necessário ajustar as configurações e instruções de acordo com a ferramenta flash que você usa.


P: Posso usar outras fontes de firmware além do firmware do Ai-Thinker?




R: Sim, você pode usar outras fontes de firmware além do firmware do Ai-Thinker, desde que sejam compatíveis com o seu módulo ESP8266 e atendam às necessidades do seu projeto.Alguns exemplos de outras fontes de firmware são firmware oficial do Espressif, firmware Arduino, firmware NodeMCU, firmware MicroPython, etc. No entanto, você pode precisar seguir diferentes etapas e instruções para baixar e atualizar o firmware de outras fontes.


P: Como posso atualizar o firmware do meu módulo ESP8266?




R: Você pode atualizar o firmware do seu módulo ESP8266 seguindo as mesmas etapas e instruções para atualizar um novo firmware. Você só precisa baixar a versão mais recente do firmware que deseja usar e atualizá-lo em seu módulo. No entanto, pode ser necessário fazer backup de seus dados e configurações antes de atualizar o firmware, pois eles podem ser apagados durante o processo de atualização.


P: Como posso restaurar o firmware original no meu módulo ESP8266?




R: Você pode restaurar o firmware original no seu módulo ESP8266 seguindo as mesmas etapas e instruções para atualizar um novo firmware. Você só precisa baixar a versão original do firmware que acompanha o seu módulo e atualizá-lo para o seu módulo. No entanto, pode ser necessário descobrir qual versão do firmware foi originalmente instalada em seu módulo, pois módulos diferentes podem ter versões de firmware originais diferentes.


P: Como posso verificar qual versão do firmware está atualmente instalada no meu módulo ESP8266?




R: Você pode verificar qual versão do firmware está atualmente instalada no seu módulo ESP8266 usando uma ferramenta de monitoramento serial e enviando um comando AT. Aqui estão as etapas para fazer isso:


  • Abra sua ferramenta de monitoramento serial e selecione a mesma porta serial e taxa de transmissão que você usou na etapa 3.



  • Digite "AT+GMR" (sem aspas) no monitor serial e pressione enter. Você deve ver uma resposta do seu módulo que mostra a versão do firmware, versão do SDK, tempo de compilação, etc.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page